AO VIVO

Geddel afirma que MDB não abre mão da vice após reunião com Jerônimo

Publicada em: 04/02/2026 06:44 -

Ex-ministro Geddel Vieira Lima | FOTO: José Cruz/Agência Brasil |

 

O ex-ministro da Integração Nacional e dirigente do MDB, Geddel Vieira Lima, afirmou nesta terça-feira (3) que o partido não abre mão da vaga de vice-governador na chapa à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A declaração foi dada ao Portal M! após um almoço com o governador.

Segundo Geddel, a posição já foi comunicada a Jerônimo, com base na avaliação de que o MDB tem direito ao espaço e de que outras legendas já estão contempladas na composição. “Eu disse, com clareza, que o tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou. Nós não abrimos mão da vice”, afirmou.

Durante a entrevista, o dirigente explicou que, antes do senador Angelo Coronel anunciar o rompimento com a base governista, houve disposição do MDB para dialogar e buscar um entendimento que preservasse a unidade política. Ele relatou que chegaram a ocorrer conversas com Coronel com esse objetivo, mas que a situação mudou após a decisão do senador.

“Nós até tivemos uma conversa com Coronel, querendo negociar para manter Coronel na base, e nós faríamos esse tipo de entendimento, mostrando nossa preocupação com o conjunto. Mas, já que Coronel foi embora, não temos mais porque conversar sobre isso”, disse.

Geddel reforçou que, na visão do MDB, o PSD, presidido na Bahia pelo senador Otto Alencar, já ocupa espaços relevantes na aliança governista. “O MDB não abre mão da posição na vice. Até porque compreendemos que o PSD do senador Otto Alencar já está extremamente bem contemplado dentro da aliança”, concluiu.

Em publicação nas redes sociais, também nesta terça-feira (3), Geddel buscou encerrar especulações sobre uma possível disputa interna envolvendo Otto Alencar e a vaga de vice-governador. Ele afirmou manter diálogo frequente com o senador e destacou que Otto sempre se apresentou como um homem de palavra e de compromissos políticos.

“Tem certezas que temos que manifestar publicamente. Conversei com Otto Alencar mais vezes e com mais proximidade nos últimos tempos. Nas conversas, o Otto sempre fez questão de ressaltar sua característica pessoal de homem de palavra, de compromissos. Exatamente por isso, que quero repelir de uma vez por todas essas insinuações”, escreveu.

Na mesma publicação, Geddel disse que, em um momento mais avançado da vida pública, acusações ou dúvidas sobre conduta política se tornam ainda mais incômodas. “As pessoas têm que entender que quando se chega a uma certa idade, tudo que não queremos são dedos apontando na nossa direção, dizendo que somos capazes de molecagem. Otto, como eu, estou certo, não é. Portanto chega de especulação”, afirmou.

 

 

Ao Portal M!, Geddel voltou a defender o entendimento com Otto e disse que o senador já declarou, repetidas vezes, que o PSD não tem interesse na vaga de vice-governador. “Por que colocar em risco o apoio de um partido que não está pedindo nada além da manutenção do espaço que ele conquistou nas ruas? Eu nem admito conversar essa história, e nem acho que Otto seja moleque. Ele é um homem sério e não vai me desmentir”, declarou.

Conforme apurado, há na base governista o entendimento de que caberá ao governador Jerônimo a decisão sobre a manutenção do MDB na vice. Segundo fontes da base, o posicionamento do partido é considerado definitivo e qualquer movimentação para viabilizar outro partido na posição seria vista como resistência aos emedebistas.

O governador Jerônimo confirmou, também nesta terça-feira (3), durante o retorno das atividades da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que realizará uma reunião do conselho político na quinta-feira (5). A expectativa é que a saída do senador Angelo Coronel (PSD) da base governista seja o principal tema do encontro.

Coronel confirmou no último sábado (31) que deixará a base governista após impasse relacionado à sua candidatura à reeleição no Senado. A expectativa é que ele se alinhe à base do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil). Com informações do site Muita Informação.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...